Ovários Policísticos em Curitiba – A Síndrome dos Ovários Policísticos – de abreviatura SOP – trata-se de um distúrbio hormonal bastante presente em nossa população.
Seus sintomas englobam desde problemas relativamente simples, como menstruação irregular e acne, até mais graves, como infertilidade, relação com obesidade, resistência insulínica e maior chance de diabetes
Dessa forma, na ocorrência dos primeiros sintomas, é de extrema importância buscar seu Endocrinologista de confiança para o correto diagnóstico e tratamento.
Continue a leitura desse conteúdo para se informar a respeito dessa patologia.
O que são os Ovários?
Os ovários são dois órgãos, presentes exclusivamente no corpo da mulher, situados um de cada lado do útero.
São responsáveis tanto pela produção de hormônios femininos, quanto por manter os óvulos que a mulher traz em si desde o nascimento.
A boa saúde dos ovários (e do organismo no seu todo) são determinantes para que a mulher tenha boa qualidade de vida e bem-estar em seu cotidiano.
Desse modo, é importante a reforçar a recomendação de buscar atendimento médico competente tão logo os sintomas se manifestem.
O que é a Síndrome dos Ovários Policísticos em Curitiba?
A Síndrome dos Ovários Policísticos, trata-se de doença endocrinológica, que atinge uma quantidade em torno dos 20% das mulheres em idade fértil na população brasileira.
Sua origem ou causa é grande parte desconhecida até a atualidade, porém sabe-se que envolve a associação de fatores ambientes, do estilo de vida e genéticos.
O tratamento deve ser baseado em avaliação individual e personalizada, considerando primeiramente o bem-estar da paciente.
Quais são os sintomas da Síndrome dos Ovários Policísticos?
Uma vez que os hormônios femininos regulam grande parte do metabolismo de todo o corpo da mulher, os sintomas podem ocorrer de diferentes formas. Podendo ser apresentados de forma conjunta ou isolada.
Ginecológicos:
- Dificuldade para gestação / gravidez,
- Problemas com a menstruação – irregularidade ou ausência,
Dermatológicos:
- Acne,
- Aumento no crescimento de pelos (Hirsutismo),
- Queda ou afinamento do cabelo,
- Pele oleosa.
Saúde mental e Psiquiátrico:
- Quadro depressivo e/ou ansioso,
- Aumento da percepção negativa de auto-imagem.
Além desses, também há associação da doença com o risco aumentado de desenvolvimento dos seguintes problemas de saúde:
- Hipertensão arterial,
- Sindrome metabólica,
- Apneia do sono / ronco,
- Diabetes tipo 2,
- Sangramento uterino,
- Câncer endometrial.
Qual o impacto do SOP na qualidade de vida?
Como uma patologia causadora de variados sintomas, derivados dos problemas metabólicos ocasionados, a qualidade de vida da paciente pode ser severamente prejudicada pela Síndrome dos Ovários Policísticos.
Os sintomas de saúde mental ocasionados podem ser confundidos e erroneamente diagnosticados como patologias de ordem psiquiátrica, com potencial para induzir a redução ainda maior da qualidade de vida ocasionadas pelo tratamento equivocado – enquanto a SOP em sí pode se agravar sem o tratamento apropriado.
A autoestima também pode ser fortemente afetada pelos sintomas dermatológicos descritos anteriormente.
Considerando que 63% das mulheres brasileiras desejam ter filhos, a infertilidade ocasionada pela doença pode ser causadora de grande sofrimento emocional e de frustração ao não conseguir realizar esse sonho de muitas famílias.
Além disso, a patologia pode agravar o risco para a ocorrência de diversas doenças.
Contudo, com tratamento adequado, a paciente acometida pela SOP pode voltar a ter uma vida normal e livre dos sintomas.
Como é realizado o Diagnóstico?
Diante da suspeita clínica, que já é um dos critérios diagnósticos, exames laboratoriais e/ou de imagem são necessários para a confirmação do quadro
O tratamento engloba principalmente a mudança de hábitos no estilo de vida da paciente (alimentação, atividade física e perda de peso), além do uso de medicamentos que possam agir na causa e nos sintomas secundários à doença.
E caso eu preferia buscar o diagnóstico da Síndrome dos Ovários Policísticos em Curitiba, com a Dra. Rafaela Perraro?
A equipe de secretárias do CENSIE, espaço clínico onde a Dra. Rafaela (Médica Endocrinologista) atua e é fundadora, está a disposição para sanar suas dúvidas referentes ao serviço médico e agendar sua consulta se esse for seu desejo.
Orientação quanto ao uso das informações sobre Síndrome dos Ovários Policísticos em Curitiba
O presente website, pertencente a Dra. Rafaela Perraro tem objetivos informativos e/ou educacionais sobre temas relacionados as especialidades médicas da Endocrinologia, Metabologia e Clínica Médica e quanto a sua própria atuação clínica. As informações aqui expostas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, bem como não dispensam a consulta médica.

