Hipotireoidismo em Curitiba

Diabetes em Curitiba - Rafaela Perraro Endocrinologista

arrrrHipotireoidismo em Curitiba – Trata-se de uma patologia da Tireoide, que pode ocasionar severa perda na qualidade de vida da pessoa que apresenta essa condição. 

Em casos mais graves, pode ocasionar mudanças de personalidade, desenvolvimento de transtornos psiquiátricos e demência. 

Em adolescentes, pode ocasionar atrasos na puberdade e redução da estatura biologicamente viável.  

Os quadros de hipotireoidismo congênito são os mais preocupantes – porém podem ser detectados pelo Teste do Pézinho logo após o nascimento, viabilizando o tratamento precoce.  

Dessa forma, na ocorrência dos primeiros sintomas, é de extrema importância buscar seu Endocrinologista de confiança para o correto diagnóstico e tratamento.  

Continue a leitura do conteúdo para se informar a respeito dessa patologia que pode ter sério impacto em sua qualidade de vida e na saúde de pessoas que você pode conhecer. 

 

O que é a Tireoide?

A Tireoide é uma glândula cujo formato lembra uma borboleta, localizada no pescoço “abraçando” a traquéia.  

Tem extrema importância para o bom funcionamento do organismo humano, visto que os hormônios produzidos por essa glândula controlam o metabolismo corporal – ou seja, os processos bioquímicos que atuam no funcionamento de nossos corpos.  

Os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) produzidos pela Tireoide atuam em praticamente todas as células do corpo humano.  E suas disfunções podem ocasionar diversos sintomas cardíacos, dermatológicos, digestivos e psiquiátricos – requerendo máxima atenção ao seus sintomas e tratamento 

Seus principais distúrbios são o Hipertireoidismo e o Hipotireoidismo – do qual falamos no presente texto. 

 

Afinal, o que é o Hipotireoidismo? 

Trata-se de um quadro clínico onde a produção de hormônios da Tireoide passa a ser insuficiente, abaixo dos níveis que seriam adequados para o funcionamento  do organismo.  

Sua causa mais comum é uma doença auto-imune chamada Tireoidite de Hashimoto, onde ocorre a destruição das células tireoidianas produtoras do hormônio, através de auto-anticorpos. Podendo ter de predisposição genética.  

Também pode ser ocasionado pelos seguintes fatores:  

  • Inflamação da Tireoide,  
  • Como efeito colateral do tratamento do Hipertireoidismo,  
  • Como efeito colateral do tratamento de Câncer de Tireoide,  
  • Como efeito da radiação,  
  • Pelo consumo insuficiente de Iodo.

Qual o impacto do Hipotireoidismo na qualidade de vida? 

Como uma patologia causadora de variados sintomas, o desequilíbrio hormonal associado ao quadro, pode impactar negativamente no bem-estar dos pacientes com Hipotireoidismo 

A indisposição, o cansaço e os problemas de memória podem afetar a capacidade de realizar tarefas habituais, a capacidade física e o desempenho no trabalho, causando problemas na manutenção e nas condições emocionais e orgânicas ligadas a esses aspectos.  

Sintomas como alterações do humor podem impactar severamente as relações familiares e sociais. 

Além disso, os demais sintomas podem agravar o risco para a ocorrência de diversas doenças.   

Contudo, com tratamento adequado, o paciente com hipotireoidismo, pode voltar a ter uma vida normal e livre dos sintomas. 

 

Quais são os sintomas do Hipotireoidismo? 

Uma vez que os hormônios da Tireoide regulam o metabolismo de todo o corpo, os sintomas podem ocorrer de diferentes formas. Podendo ser apresentados de forma conjunta ou isolada.  

São os principais sintomas, setorizados para fins didáticos: 

Digestivo:

  • Prisão de ventre (constipação intestinal).

Cardíaco:

  • Redução dos batimentos cardíacos, 

Psiquiátrico e Neurológico:

  • Quadro depressivo, 
  • Apatia, 
  • Dificuldade de concentração,
  • Problemas de memória. 
  • Redução dos reflexos / Reflexos lentos. 

Muscular:

  • Fraqueza geral, 
  • Sensação de fadiga,
  • Dor muscular injustificada (por exemplo, por atividades físicas exaustivas).

Hepatológico (Fígado):

  • Redução do metabolismo do colesterol, levando ao aumento dos níveis de colesterol no sangue. 

Reprodutivo:

  • Perda ou queda na libido (em mulheres e homens), 
  • Alterações menstruais. 
  • Infertilidade. 

Dermatológico (pele e cabelos):

  • Unhas fracas, 
  • Ressecamento da pele, 
  • Queda de cabelo.  

A ocorrência dessa patologia é mais usual em mulheres, particularmente após os 30 anos de idade. Contudo, todas as pessoas devem prestar atenção aos possíveis sintomas e buscar o atendimento médico especializado na área da Endocrinologia ao perceber qualquer suspeita. 

 

Como é realizado o Diagnóstico? 

O meio mais aconselhado para diagnóstico do Hipotireoidismo é por meio do atendimento com Médico/a especialista em Endocrinologia,  o qual fará ampla anamnese por meio de consulta, avaliação clínica e solicitações de exames de sangue (sendo os principais, TSH e T4 livre). 

 

E caso eu preferia buscar o diagnóstico do Hipotireorismo em Curitba, com a Dra. Rafaela Perraro?

A equipe de secretárias do CENSIE, espaço clínico onde a Dra. Rafaela atua e é fundadora, está a disposição para sanar suas dúvidas referentes ao serviço médico e agendar sua consulta se esse for seu desejo. 

Orientação quanto ao uso das informações sobre Hipotireoidismo em Curitiba

O presente website, pertencente a Dra. Rafaela Perraro tem objetivos informativos e/ou educacionais sobre temas relacionados as especialidades médicas da Endocrinologia, Metabologia e Clínica Médica e quanto a sua própria atuação clínica. As informações aqui expostas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, bem como não dispensam a consulta médica.